Rede de Apoio à Educação

O que é?

A Rede de Apoio à Educação (RAE) é uma rede que integra municípios e atores da educação por meio de ações colaborativas para disseminar, incentivar e promover o desenvolvimento e a adoção de melhores práticas de gestão nos sistemas públicos de educação.

Como?

Sua atuação está estruturada em duas formas:

  • Na forma plena, a RAE quer contribuir para melhorar a gestão educacional e os resultados de aprendizagem dos alunos dos municípios de Cajamar (SP) e Benevides (PA), localidades que abrigam operações da Natura. Para isso, além de implementar os projetos do Instituto Natura, atua nessas cidades de maneira mais específica, a partir de um diagnóstico de indicadores como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e das demandas locais.

  • Na forma de polos, em 84 municípios (BA, PA e SP), a RAE atua na implementação dos projetos apoiados pelo Instituto Natura e no apoio à gestão municipal, com ações como elaboração dos PMEs (Planos Municipais de Educação) e PCCRs (Planos de Cargo, Carreira e Remuneração).

Linha do Tempo

  • 2012

    Criação da Rede de Ancoragem do Projeto TRILHAS, para o apoio à implementação e à formação do projeto.

  • 2013

    A partir da experiência com o Projeto TRILHAS, a Rede de Ancoragem incorporou outros projetos do Instituto Natura, transformando-se em Rede de Apoio à Educação (RAE), iniciando sua atuação no formato pleno nos municípios de Cajamar (SP) e Benevides (PA), onde há fábricas da Natura.

  • 2014

    Implementada a RAE em polos, ampliando sua atuação para municípios no nordeste paraense.

  • 2015

    Inicia a atuação nos polos Sudeste (interior de São Paulo) e Sul da Bahia