Escola Digital

O que é?

A Escola Digital é uma rede colaborativa formada por secretarias estaduais e municipais de educação, que oferece mais de 10 mil recursos educacionais digitais, disponíveis em plataformas online de acesso aberto e gratuito. Tem como foco apoiar os professores na incorporação de objetos digitais de aprendizagem (ODAs) na prática pedagógica e fomentar a criação e o compartilhamento de conhecimento entre docentes, estudantes e gestores escolares. O projeto é uma parceria entre Instituto Natura, Instituto Inspirare e Fundação Telefônica Vivo.

Redes costumizadas

A plataforma Escola Digital é uma rede colaborativa que permite selecionar e compartilhar os objetos digitais de aprendizagem (ODAs) entre todas as redes municipais e estaduais de ensino. Assim que uma nova rede customiza uma plataforma própria da Escola Digital, ela começa a selecionar e aperfeiçoar novos conteúdos que passam a estar visíveis para todas as outras plataformas já customizadas, formando, assim, uma grande rede de curadores de conteúdo. Saiba como customizar: www.escoladigital.org.br/apoioaouso

Ensino a distância da Escola Digital

Como integrar a tecnologia ao currículo? De que forma considerar o uso dos recursos digitais em seu planejamento? Como a plataforma Escola Digital pode colaborar para isso? O que é, de fato, cultura digital? O curso a distância da plataforma Escola Digital foi ao ar em 2015 e responde a essas perguntas. São três módulos gratuitos que auxiliam os professores a utilizar os recursos disponíveis na plataforma da melhor forma com os alunos. Basta se cadastrar e iniciar as atividades!

Linha do Tempo

  • 2013

    Lançamento da Escola Digital com, aproximadamente, 1.200 conteúdos pedagógicos digitais.

  • 2014

    Ampliação da plataforma, com oferta de mais de 4 mil recursos digitais. 60% dos acessos são realizados por professores, coordenadores e gestores escolares.

  • 2015

    Oportunidade de customização da plataforma beneficiando as redes municipais e estaduais de educação, que podem personalizar o banco de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) relacionando-os ao currículo da sua rede.