Comunidade de Aprendizagem na Escola

O que é?

Comunidade de Aprendizagem na Escola é um projeto que impulsiona uma transformação social que começa na escola, mas integra todo o entorno, incluindo comunidade e familiares. É baseado em um conjunto de atuações educativas de êxito para que todas as crianças e jovens recebam uma educação eficiente e sejam atores de uma sociedade mais coesa e igualitária. Essas atuações também geram melhoria do desempenho acadêmico e da convivência dos alunos.

As etapas de implementação para uma comunidade de aprendizagem abrangem fases de transformação pessoal, da escola e da comunidade. Todos os públicos envolvidos são sensibilizados para que sonhem e desenvolvam altas expectativas sobre a transformação social que a educação é capaz de promover. Educação que deve ser sempre baseada no diálogo, na participação e na gestão democrática.

Ensino a Distância do Projeto Comunidade de Aprendizagem:

O Instituto Natura oferece, de forma online e gratuita, um curso a distância do projeto: disponibilizado pelo Portal Comunidade de Aprendizagem, ele apresenta as atuações educativas de êxito da iniciativa, para que o educador entenda como colocá-las em prática no dia a dia. Para participar, basta estar cadastrado no Portal e iniciar as atividades!

Linha do Tempo

  • 2012

    O Instituto aproxima-se de duas instituições acadêmicas que são referência no tema Comunidade de Aprendizagem: Centro Especial de Investigación en Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades (Crea), da Universidade de Barcelona, e Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase), da Universidade Federal de São Carlos.

  • 2013

    Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, é implementado um piloto por meio do qual o Instituto Natura inicia a transformação nas escolas municipais Epitácio Pessoa, Bolívar e Coelho Neto.

  • 2014

    Expansão do projeto, com 172 escolas beneficiadas no Brasil e 37 em países da América Latina (Peru, México e Colômbia).

  • 2015

    Certificação de formadores para implementação do projeto e oferta de ensino a distância por meio do Portal de Aprendizagem.